Tropas ucranianas supostamente destruíram um raro veículo de combate russo, conhecido como “Terminator“, perto de Avdiivka, no leste da Ucrânia.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O ativista e blogueiro Sergey Sternenko compartilhou um vídeo em 26 de dezembro, mostrando forças ucranianas utilizando pequenos drones FPV para destruir o temido tanque russo “Terminator”.
“Soldados ucranianos da 110ª Brigada, ao lado de unidades aliadas, eliminaram com sucesso o raro veículo blindado russo BMPT“, afirmou Sternenko, acrescentando: “Este veículo custa entre 1,5 a 2 milhões de dólares, e a Rússia possui apenas alguns deles.”
O BMPT, também conhecido como “Terminator“, é projetado para acompanhar tanques no campo de batalha, visando e neutralizando grupos inimigos antitanque.
Utilizando o chassi do tanque de batalha principal T-90, o BMPT substitui a torre por um arsenal de armamentos. Armado com duas metralhadoras automáticas de 30mm 2A42, dois lançadores de granadas automáticos AGD-17, quatro mísseis antitanque 9M120-1 “Ataka” e, em casos específicos, uma metralhadora controlada remotamente de 7.62mm, este veículo está equipado para situações de combate formidáveis.
Protegido pelo chassi pesado do tanque e pela armadura dinâmica Relikt, projetada para neutralizar ogivas cumulativas, o BMPT acomoda cinco tripulantes (quatro operadores de armas e um motorista).
Desenvolvido no final dos anos 1980, o BMPT ressurgiu após a desastrosa guerra da Rússia na Chechênia de 1994 a 1995. As forças de tanques e mecanizadas russas sofreram perdas significativas durante os conflitos com guerrilheiros chechenos.
O BMPT é um ativo exclusivo do exército russo, indicando prioridades estratégicas diferentes entre a OTAN e a Rússia.
Foto e vídeo: Reprodução Twitter @sternenko